Dicas para alunos no nível intermediário e avançado
Primeiro, parabéns por atingir o nível intermediário ou avançado de inglês!
Neste nível, você pode não só aprender a língua, mas *adquiri-la melhor!
“Aquisição da língua” refere-se a absorver uma língua por meio do contexto (pode ser por ouvir conteúdo autêntico ou lendo material). Adquirir uma língua é um processo mais subconsciente em vez de aprender regras detalhadas. Você é capaz de obter um “sentido” do inglês quando consome conteúdo compreensível.
Como aluno intermediário, você sem dúvida sabe que ainda há muito o que adquirir! Como um falante avançado de inglês você provavelmente deseja aperfeiçoar alguns aspectos de sua fala. Talvez você queira melhorar seu uso de verbos frasais ou pronúncia.
Na hora de falar sobre como tirar melhor proveito das suas aulas, note que vamos falar mais sobre auto responsabilidade fora do horário da aula.
- Tenha metas claras e específicas
Nunca deixe que o professor decida suas metas.
Metas são pessoais. Uma boa meta vai ser a raiz da sua motivação!
Você conhece o método de usar Smart goals? Se quiser, pode acessar outro artigo neste link https://www.briantracy.com/blog/personal-success/smart-goals
Em resumo, Smart goals são metas específicas, podem ser medidas, são possíveis de atingir, são relevantes e tem limite de tempo.
Ter metas específicas com certo limite de tempo vai ajudar você a manter a consistência do seu aprendizado e medir seu progresso. Pense num momento sobre qual é a sua meta específica.
Veja alguns exemplos:
- Quero melhorar meu inglês para passar em entrevistas sobre (tema específico);
- Quero me comunicar com mais confiança e eficiência na minha empresa e conseguir fazer apresentações de 15 a 20 minutos;
Vamos ver um exemplo de uma meta que não iria dar resultados. Iria desencorajar em vez de motivar.
- Quero melhorar a minha pronúncia até falar inglês como nativo.
A menos que você seja um ator com treinamento especializado, isso soa como um objetivo irracional. Em vez, pode usar
- Quero melhorar a minha pronúncia e falar com mais clareza. Escolhi dois sons com os quais tenho dificuldade e quero me concentrar neles (o tempo depende de você).
Compartilhe sua meta específica com o seu professor e será mais fácil conseguir.
Se você não tem clareza sobre uma meta fale com seu professor até conseguir algo específico e atingível.
- Seja autônomo
Durante a aula, só temos 50 minutos para interagir com o professor ou professora, por isso a maior parte do aprendizado deve ser feito fora das aulas para ter melhores resultados.
Depois de ter sua meta específica bem clara na frente da sua aprendizagem, escolha um conteúdo que vai ajudar você a atingir aquela meta.
Leia muito em inglês e expanda seu vocabulário. Procure sinônimos. Procure diversos modos de expressar a mesma ideia.
Não gosta muito de ler? Ouça bastante em inglês. Procure podcasts com temas de seu interesse ou coisas que quer aprender. (É melhor ainda se for um conteúdo feito para nativos)
Talvez você já esteja fazendo aquilo. Se você gostou muito de algum conteúdo que já pesquisou, compartilhe com seu professor. Isso vai dar a chance de reforçar o que aprendeu e praticar o novo vocabulário e as expressões que leu ou ouviu.
Você deve aprender inglês regularmente por sua conta. As aulas servem para reforçar seu aprendizado com um professor. Verifique com ele para ter certeza que está realizando as etapas necessárias para alcançar seu objetivo. O feedback do seu professor é muito importante. Vamos falar sobre isso no ponto seguinte.
- Saiba trabalhar com o feedback de seu professor
Enquanto você fala durante a aula, peça ao seu professor para prestar atenção aos seus erros. Você pode pedir para ele discutir esses erros alguns minutos antes do fim da aula. Se não houver tempo suficiente, seu professor pode enviar um feedback por escrito.
Se o feedback for sobre vocabulário, tente procurar sinônimos ou novas expressões. O mais importante é usá-los!……. especialmente em sua próxima aula.
Se o feedback for sobre erros gramaticais, não precisa tentar memorizar as regras. Preste atenção aos padrões. Ao ouvir ou ler em inglês, preste atenção a esse padrão com o qual você teve dificuldade.
Se o feedback for sobre pronúncia, pratique os sons problemáticos individualmente. Um bom site onde você pode ouvir palavras problemáticas dentro de um contexto é o https://youglish.com
Muitos apresentaram bons resultados ao usar a técnica de ouvir e repetir. (Shadowing)
- Go “above and beyond”.
Essa expressão significa ir além das expectativas.
Faça todas as suas lições de casa! Além disso, procure mais algumas coisas sobre o tema e compartilhe com o professor(a).
Aqui os temas variam muito porque cada aula particular é personalizada. Por exemplo, se sua lição de casa é ler um texto, procure mais informações sobre esse tema. Se sua lição de casa é escrever sobre um tema, procure um artigo ou vídeo sobre o tema a fim de aprofundar o conhecimento e compartilhe essa informação com seu professor.
Claro, nem sempre vai ter tempo para ir além das expectativas. Só tente fazer isso de vez em quando e veja o que você consegue fazer para alcançar suas metas mais rápido!
- Forme bons habitos
O objetivo de aprender inglês ou qualquer outra língua estrangeira, é um compromisso que deve ter para o resto da vida.
Procure maneiras de usar o inglês todos os dias. Procure por oportunidades para ficar imerso na língua.
Se você já usa inglês todos os dias, pare e pense:
Sobre o que você se sente confortável em falar?
Sobre o que você ainda não consegue a fluidez que deseja?
Use o inglês como ferramenta para aprender novos conceitos, quando você aprender algo novo sobre qualquer assunto compartilhe brevemente com seu professor.
Extra: Esse pode ser um bom exercício se você gostaria de melhorar sua habilidade para fazer apresentações. Prepare uma apresentação entre 10 e 15 minutos sobre um conceito novo que você aprendeu em inglês.